Para que um material seja considerado didático ele deve auxiliar ao professor em todas as fases do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, no planejamento, execução e avaliação. Deve trazer em seu escopo critérios e referências para a resolução de problemas destas diferentes fases (DARIDO et al. 2010).
Neste sentido, aponta-se a possibilidade de um blog se tornar um material didático virtual, sendo passível de ser manipulado pelos professores como referencial, de acordo com suas necessidades e interesses, adequando-o ao seu contexto, em qualquer uma das fases de sua prática pedagógica, na escola.
Uma tecnologia multimidiática, como material didático, pode contribuir para encorajar contatos, cooperação e aprendizagem colaborativa; atingir um maior número de professores que poderão utilizá-lo; despertar novas formas de aplicação de diferentes conteúdos, na escola, dentre outros (MORAN, MASETTO e BEHRENS, 2000).
Segundo Darido (2010) há uma necessidade de estudos neste sentido para que possam ser produzidos materiais de qualidade que irão apoiar os professores, no processo pedagógico, auxiliando-os na construção de uma intervenção significativa e renovadora, no espaço escolar.