Quem sou eu

Minha foto
Graduada em Educação Física-Licenciatura Plena/UFES. Especialista em Docência do Ensino Superior/UFC. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/ UNESP - Rio Claro/SP. Doutoranda em Educação/UFC.
(...) não morro sem ver a Capoeira reconhecida como Educação Física, e das boas. [...] Que linda a educação que encanta, jogada, dançada, cantada. João Batista Freire (SILVA; HEINE, 2008, p.16).

sábado, 25 de junho de 2011

Tecnologias de Informação e Comunicação - Blogs

As Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no que diz respeito aos comportamentos, mudam formas de pensar e de agir do ser humano e até mesmo de construir o conhecimento. Desta forma uma nova realidade pode ser incorporada ao ato de ensinar, pois as tecnologias oferecem possibilidades de acesso e compartilhamento das informações e múltiplas formas de comunicação e interação imediatas (BORBA, MALHEIROS, e ZULATTO, 2007; DEMO, 2009).
        As TICs definem-se pelo conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam no planejamento, na construção e na utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, e ainda, envolvem processos e produtos provenientes da eletrônica, microeletrônica e das telecomunicações, tendo como meio o espaço virtual e como matéria-prima, a informação (KENSKI, 2003, 2007; MERCADO, 2008).
       No espaço virtual - ambiente web da internet - os blogs (abreviação de weblog) são conceituados como páginas da internet que podem ser criadas por qualquer pessoa, com interfaces de usuários simples e de conteúdo livre. Seu conteúdo é facilmente acessado, permitindo que novas mensagens sejam acrescentadas, compartilhando saberes (HUI-MIN LAI; CHIN-PIN CHEN, 2011).
           Assim sendo, é possível utilizar-se desta ferramenta para disponibilizar informações sobre como abordar os Temas Transversais através da Capoeira, com o objetivo de torná-lo um material didático virtual, cooperativo, que auxiliará aos professores em todo o processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário