Quem sou eu

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Graduada em Educação Física-Licenciatura Plena/UFES. Especialista em Docência do Ensino Superior/UFC. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/ UNESP - Rio Claro/SP. Doutoranda em Educação/UFC.
(...) não morro sem ver a Capoeira reconhecida como Educação Física, e das boas. [...] Que linda a educação que encanta, jogada, dançada, cantada. João Batista Freire (SILVA; HEINE, 2008, p.16).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ética

A ética trata de questões, preceitos, práticas e valores que são mediados pela moral – regras de conduta do comportamento humano -   estabelecidos por princípios construídos ao longo do tempo por cada cultura, dentro de suas tradições e costumes (BRASIL, 1998; DARIDO, 2006).
Entende-se a Capoeira, na escola, sob os preceitos do jogo cooperativo, onde é necessário que o aluno entenda que para jogar Capoeira ele precisa do outro, ou seja, ele irá jogar “com” o outro e não “contra” o outro.
Também é importante frisar o “jogar com” visto que a própria movimentação da Capoeira requer que um acompanhe o outro, ou seja, é um jogo de perguntas e respostas, onde um diz sim, realizando um golpe e outro diz não, esquivando-se deste – princípio da negaça, onde um capoeirista “nega” seu corpo ao outro. É importante ressaltar sempre que um capoeirista precisa do outro, jogar sozinho é, no mínimo, um desprazer, uma atitude sem calor humano. 

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